top of page

Breve histórico e contextualização do programa

A partir da lacuna existente no Norte e Nordeste do Brasil no que se referia à pós-graduação em Estatística, foi criado em 1995 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o programa de pós-graduação stricto sensu (nível de mestrado) em Estatística. O curso de mestrado foi reconhecido pela CAPES em 1996. Este projeto de uma pós-graduação na área evoluiu até a criação do doutorado em Estatística, em 2006, que foi reconhecido pela CAPES e cujo início das atividades ocorreu em março de 2007. O programa tem como missão a formação de capital humano especializado na área de Probabilidade e Estatística. Isto tem sido conseguido através do desenvolvimento e da disseminação de pesquisa, colocando os grupos de pesquisa da UFPE como uma referência da área que tem sido consolidada tanto nacional quanto internacionalmente. O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da UFPE vem atraindo inúmeros estudantes do país e do exterior, com formação básica em diferentes áreas do conhecimento, e com interesse nas potencialidades dos métodos estatísticos e da ciência de dados. O PPGE fornece uma sólida formação teórica e prática através de disciplinas, de seminários de pesquisa e de outras atividades acadêmicas ofertadas, permitindo desenvolver a capacidade investigativa, a aplicação do conhecimento e a formulação de soluções para problemas disciplinares ou multidisciplinares que requerem o uso da estatística nos diversos setores da atividade humana.

cribari-EA.jpg

Estrutura Curricular

Mestrado em Estatística

A pessoa regularmente matriculada no mestrado em Estatística deverá cursar no mínimo sete disciplinas, sendo quatro disciplinas de teor obrigatório:

PGE950 - Probabilidade;

PGE951 - Inferência Estatística;  

PGE954 - Métodos Estatísticos Computacionais;

PGE952 - Seminários de Pós-graduação.

É exigido que se curse disciplinas equivalentes a 34 créditos. Após cumpridos os créditos, o(a) discente deverá elaborar e defender com sucesso uma dissertação.

Para mais informação favor consultar o REGIMENTO INTERNO do Programa.

Doutorado em Estatística

A pessoa regularmente matriculada no doutorado em Estatística deverá cursar no mínimo sete disciplinas, sendo três de teor obrigatório:
 

PGE998 - Probabilidade Avançada I;

PGE999 - Estatística Matemática;

PGE952 - Seminários de Pós-Graduação.

É exigido que se curse disciplinas equivalentes a 34 créditos. O discente também será submetido a um exame de qualificação oral, que versará sobre seu trabalho de tese. A banca examinadora decidirá pela aprovação ou reprovação do discente no exame. Cumpridas todas as etapas descritas acima, o(a) discente deverá elaborar e defender com sucesso uma tese de conteúdo original.

Para mais informação favor consultar o REGIMENTO INTERNO do Programa.

Infrmações Importants

Informações gerais

Disciplinas

O programa oferece disciplinas obrigatórias e eletivas que refletem as áreas de atuação do corpo docente e, portanto, as linhas de pesquisa do programa. As disciplinas são ministradas por professores experientes na respectiva área e com formação compatível com seu conteúdo.

Ciclo de Seminários

Promovido desde 1998 o Ciclo de Seminários do Programa de Pós-graduação em Estatística da UFPE visa criar um ambiente propício para a interação entre estudantes, pesquisadores, pesquisadoras e demais profissionais de diferentes setores da sociedade.

Normas e procedimentos

Nesta seção você encontra uma lista de normativas internas e a descrição dos procedimentos padrão do programa como: realização de matrícula, trancamento, cadastro de banca, requerimento de orientação, solicitação de diploma, entre outros.

Processo Seletivo

As normas dos Processos Seletivos para Admissão, ao corpo discente do Programa de Pós-graduação em Estatística, Cursos de Mestrado e Doutorado, são divulgadas em Edital publicado no Boletim Oficial da UFPE e através do endereço eletrônico do programa.

Horários do semestre

Consulte a relação de docentes, salas de aula e horários de todas as disciplinas de mestrado e doutorado oferecidas pelo programa no semestre atual.

Bolsas

O programa conta com bolsas de estudos de mestrado e de doutorado concedidas ao PPGE pela CAPES, pelo CNPQ e pela FACEPE. No último caso, as bolsas são concedidas a docentes através de editais. 

bottom of page