Breve histórico e contextualização do programa
A partir da lacuna existente no Norte e Nordeste do Brasil no que se referia à pós-graduação em Estatística, foi criado em 1995 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o programa de pós-graduação stricto sensu (nível de mestrado) em Estatística. O curso de mestrado foi reconhecido pela CAPES em 1996. Este projeto de uma pós-graduação na área evoluiu até a criação do doutorado em Estatística, em 2006, que foi reconhecido pela CAPES e cujo início das atividades ocorreu em março de 2007. O programa tem como missão a formação de capital humano especializado na área de Probabilidade e Estatística. Isto tem sido conseguido através do desenvolvimento e da disseminação de pesquisa, colocando os grupos de pesquisa da UFPE como uma referência da área que tem sido consolidada tanto nacional quanto internacionalmente. O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da UFPE vem atraindo inúmeros estudantes do país e do exterior, com formação básica em diferentes áreas do conhecimento, e com interesse nas potencialidades dos métodos estatísticos e da ciência de dados. O PPGE fornece uma sólida formação teórica e prática através de disciplinas, de seminários de pesquisa e de outras atividades acadêmicas ofertadas, permitindo desenvolver a capacidade investigativa, a aplicação do conhecimento e a formulação de soluções para problemas disciplinares ou multidisciplinares que requerem o uso da estatística nos diversos setores da atividade humana.
Estrutura Curricular
Mestrado em Estatística
A pessoa regularmente matriculada no mestrado em Estatística deverá cursar no mínimo sete disciplinas, sendo quatro disciplinas de teor obrigatório:
​
PGE950 - Probabilidade;
PGE951 - Inferência Estatística;
PGE954 - Métodos Estatísticos Computacionais;
PGE952 - Seminários de Pós-graduação.
​
É exigido que se curse disciplinas equivalentes a 34 créditos. Após cumpridos os créditos, o(a) discente deverá elaborar e defender com sucesso uma dissertação.
​
Para mais informação favor consultar o REGIMENTO INTERNO do Programa.
Doutorado em Estatística
A pessoa regularmente matriculada no doutorado em Estatística deverá cursar no mínimo sete disciplinas, sendo três de teor obrigatório:
PGE998 - Probabilidade Avançada I;
PGE999 - Estatística Matemática;
PGE952 - Seminários de Pós-Graduação.
​
É exigido que se curse disciplinas equivalentes a 34 créditos. O discente também será submetido a um exame de qualificação oral, que versará sobre seu trabalho de tese. A banca examinadora decidirá pela aprovação ou reprovação do discente no exame. Cumpridas todas as etapas descritas acima, o(a) discente deverá elaborar e defender com sucesso uma tese de conteúdo original.
​
Para mais informação favor consultar o REGIMENTO INTERNO do Programa.